top of page

Entenda o que são as novelas na Literatura

Olá! Tudo bem?

Na semana passada publiquei uma nova história na Amazon, uma novela chamada “Proibido amor”. Você sabe o que caracteriza as novelas?



Novelas


Na Literatura, a novela designa um relato ficcional, de dimensão média, entre o conto e o romance, que tem características específicas: uma intriga menos complexa do que o romance (mais simples) e geralmente mais leve e até mesmo mais intensa; uma estratégia narrativa e discursiva mais direta; maior vivacidade rítmica e sintática; e intenção mais explícita do autor. Acompanha de perto apenas a trajetória de uma personagem, ou de um casal de protagonistas, não dando destaque para enredos secundários, ou subtramas, mesmo que eles existam. Tem um ritmo mais acelerado, em que as ações dos personagens são essenciais para a narrativa, por isso pode ser facilmente adaptada para a teledramatização. A origem da novela é atribuída à época do Renascimento, com a obra “O Decamerão” de Giovanni Boccaccio.


Existe ainda uma classificação por quantia de palavras:

microconto: até 1.000;

conto: entre 1.000 e 7.500;

noveleta: de 7.500 a 17.500;

novela: de 17.500 a 40.000;

romance: a partir de 40.000 palavras.


Para ter uma ideia, “Proibido amor” tem 24.500 palavras.


Confira algumas grandes novelas da literatura universal e da nacional: Cândido ou otimismo, de Voltaire; A morte de Ivan Ilicth, de Tolstói; A metamorfose, de Franz Kafka; O alienista, de Machado de Assis; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; A hora da estrela, de Clarice Lispector.


Muitos romances de banca, aqueles publicados em edições de bolso, econômicas, como a famosa coleção “Sabrina”, geralmente eróticos ou de época, na verdade são novelas. Grandes nomes da literatura internacional contemporânea de hoje começaram escrevendo novelas no estilo “romances de banca”, como Julia Quinn, Nora Roberts e Silvia Day.


Histórias curtas são excelentes pedidas para intercalar entre leituras maiores e mais complexas.


Se ainda não leu nada meu, conheça meu trabalho! Além de romances e contos, encontrará algumas novelas: Aquiles Petrari, Max e Proibido amor.


Para adquirir o e-book do meu lançamento "Proibido amor", por apenas R$1,99 ou ler gratuitamente pelo kindle unlimited, clique aqui: https://amzn.to/2uMDDXN

Proibido amor

Confira a sinopse:

E se o grande amor da sua vida fosse proibido para você?


Alerta: tema polêmico, com conteúdo adulto, altamente erótico.


Daiane e Ivan são primos-primeiros e foram criados muito juntos, quase como irmãos. Desde crianças, suas afinidades eram evidentes, e já adultos, quando o jovem publicitário retorna ao Brasil depois de um ano morando na Austrália, algo muda entre eles. De repente, uma atração irresistível surge, e os perturba tanto a ponto de questionarem o que é certo e errado, pecado ou não. Sem conseguirem escapar do desejo, protagonizam momentos de paixão, erotismo e entrega. Mesmo se sentindo confusos e culpados, não conseguem se afastar e, com medo do que a família possa pensar, decidem manter o romance proibido, intenso e avassalador, em segredo. Será que conseguirão ficar juntos e que estarão dispostos a arcarem com as consequências?

Comece a ler hoje mesmo!

Clique agora aqui: https://amzn.to/2uMDDXN

Beijos,

Renata.

Fontes pesquisadas para compor o texto:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/conto-novela-e-romance/11349

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page