Você sabia que problemas de visão nem sempre são percebidos?



Olá! Como vai? Hoje, aqui na minha coluna "Papo de médica", abordo os erros refracionais baixos, ou de uma forma mais simples: os graus de óculos.

Você sabia que problemas de visão nem sempre são percebidos? Se uma pessoa tiver grau baixo, principalmente de hipermetropia e astigmatismo, talvez não note dificuldade para enxergar, mas pode ter, por exemplo, dores de cabeça frequentes durante ou após leituras prolongadas e até mesmo sentir um cansaço exagerado.


A hipermetropia é popularmente conhecida como dificuldade para ver de perto e se caracteriza por um olho mais curto, o que faz com que a imagem não se forme sobre a retina, onde deveria, mas depois dela.


O astigmatismo é uma imperfeição na curvatura da córnea, superfície do olho, ou no cristalino, lente natural do olho, que faz com que a pessoa enxergue desfocado ou embaçado, tanto de longe quanto de perto.


A miopia, popularmente conhecida como dificuldade para ver de longe, é a mais perceptível das três condições, caracterizada por um olho mais comprido, o que faz com que a imagem se forme antes da retina, e não sobre ela, como deveria ser.


Esses três erros refracionais citados são os mais comuns e facilmente corrigidos com óculos. Portanto, se anda tendo dores de cabeça e cansaço exagerado durante ou após a leitura, mesmo que considere sua visão boa, procure um(a) oftalmologista.

Cuide de seus olhos! Boa semana e boas leituras!


Renata R. Corrêa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags