top of page

Você sabe o que é Retinose Pigmentar?

Olá! Como vai? Você já ouviu falar de Retinose Pigmentar? Sabia que algumas doenças oftalmológicas são silenciosas no início e podem passar despercebidas?


Retinose Pigmentar


A retinose pigmentar, que abordo em meu romance "Mais que um olhar", publicado pela editora Coerência, é uma doença genética, hereditária que afeta a retina, fundo do olho. Ela causa um declínio gradual na visão, por diminuição da função das células fotorreceptoras (cones e bastonetes). Na maioria das formas da doença, a degeneração afeta inicialmente a visão periférica e noturna, o que pode não ser percebido.


Costuma aparecer em adolescentes e adultos jovens. É uma doença progressiva. A taxa de progressão e grau de perda visual varia de pessoa para pessoa. As mutações genéticas podem ser passadas ​​de pais para filhos através de um dos três padrões de herança genética: autossômica recessiva, autossômica dominante ou ligada ao cromossomo X.


Recomenda-se que os outros membros da família também passem pela avaliação de um especialista para diagnosticar uma eventual doença degenerativa da retina. É importante discutir padrões de herança e planejamento familiar com um geneticista, principalmente para quem deseja ter filhos.


Apesar de não existir um tratamento para a retinose pigmentar, os cuidados com baixa visão são muito úteis para manter a independência dos pacientes. Além disso, existem muitas pesquisas que representam importantes avanços clínicos, o que pode significar que dentro de alguns anos tenhamos novidades em relação ao tratamento.


Em meu romance "Mais que um olhar", a protagonista Victória descobre que tem retinose pigmentar e parte em busca de informações, descobertas e auto-conhecimento. É uma linda história de amor e superação. Conheça!


Mais que um olhar

Confira a sinopse:

Victória descobre, ainda muito jovem, que tem uma grave doença oftalmológica degenerativa que a deixará cega. Ela precisará aprender a se readaptar à sua nova realidade e ainda enfrentará outros dramas pessoais, questionando inclusive seus sentimentos pelo noivo após se sentir atraída por um outro rapaz. Na busca por si mesma, pela aceitação de que o destino às vezes é cruel e implacável, Victória perceberá que é muito mais forte do que um dia imaginou. Prepare-se para se emocionar com uma história sensível, dramática e sensual sobre superação e amor.


Gostou?

Garanta logo seu exemplar no site da editora Coerência. Clique agora aqui: https://ed-coerencia.lojaintegrada.com.br/mais-que-um-olhar


Beijos e até a próxima!


Renata R. Corrêa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page