top of page

Você já ouviu falar de vista cansada? Sabe o que é?

Olá! Tudo bem? Estou de volta com a coluna "Papo de médica". O tema de hoje é a presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. Já ouviu falar?


Presbiopia


A presbiopia ou vista cansada é caracterizada por uma dificuldade de enxergar de perto, que comumente começa a partir dos 40 anos, devido a perda da capacidade de acomodação do cristalino, que faz parte do processo natural do envelhecimento ocular.


O sintoma no início é uma dificuldade de ler na distância habitual. A reação de quase todos é procurar afastar o objeto de leitura na tentativa de melhorar o foco, esticando mais o braço para frente. Locais bem iluminados facilitam a leitura nesses casos.


A cada ano que se passa após os 40, a dificuldade de enxergar de perto vai piorando, até que chega um momento em que o uso de um óculos se torna indispensável. Infelizmente não existe nada que impeça o surgimento da presbiopia.


Quem já usava óculos, passará a precisar de lentes multifocais (que corrigem a visão de longe, média distância e perto), e quem enxergava bem de longe e não usava correção, poderá optar por óculos só para perto, ou visão intermediária + perto, ou mesmo multifocais.


Se você, ou algum familiar próximo, passou dos 40 anos e mesmo esticando o braço anda tendo dificuldade para ler, é melhor procurar um(a) oftalmologista.

Cuide bem de seus olhos e boas leituras!


Me acompanhe também pelo Instagram: @renata_rcorrea


Um abraço e até a próxima!



Renata R. Corrêa

Escritora de romances e médica oftalmologista


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page