top of page

Você sabia que problemas de visão nem sempre são percebidos?


Papo de médica texto 2


Olá! Como vai? Hoje, aqui na minha coluna "Papo de médica", abordo os erros refracionais baixos, ou de uma forma mais simples: os graus de óculos.

Você sabia que problemas de visão nem sempre são percebidos? Se uma pessoa tiver grau baixo, principalmente de hipermetropia e astigmatismo, talvez não note dificuldade para enxergar, mas pode ter, por exemplo, dores de cabeça frequentes durante ou após leituras prolongadas e até mesmo sentir um cansaço exagerado.


A hipermetropia é popularmente conhecida como dificuldade para ver de perto e se caracteriza por um olho mais curto, o que faz com que a imagem não se forme sobre a retina, onde deveria, mas depois dela.


O astigmatismo é uma imperfeição na curvatura da córnea, superfície do olho, ou no cristalino, lente natural do olho, que faz com que a pessoa enxergue desfocado ou embaçado, tanto de longe quanto de perto.


A miopia, popularmente conhecida como dificuldade para ver de longe, é a mais perceptível das três condições, caracterizada por um olho mais comprido, o que faz com que a imagem se forme antes da retina, e não sobre ela, como deveria ser.


Esses três erros refracionais citados são os mais comuns e facilmente corrigidos com óculos. Portanto, se anda tendo dores de cabeça e cansaço exagerado durante ou após a leitura, mesmo que considere sua visão boa, procure um(a) oftalmologista.

Cuide de seus olhos! Boa semana e boas leituras!


Renata R. Corrêa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page